quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ano Jubileu

A caminho.

Hoje vou falar de uma viagem muito interessante que fiz em Santiago de Compostela que é a capital de Galiza (uma comunidade autônoma espanhola situada no noroeste da Península Ibérica). Santiago de Compostela é uma cidade mundialmente conhecida pela sua catedral de fachada barroca que acolhe os peregrinos que percorrem os caminhos de Santiago, para depararem com o manto de Sant’lago, um dos apóstolos de Jesus Cristo.


Catedral
Os Caminhos de Santiago são percorridos pelos peregrinos desde o século IX. Esses são chamados Peregrinos, do latim “Per Aegros” (aquele que atravessa os campos). Têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira (molúsco) designada localmente por “venera”, costume que já vinha do tempo em os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra. Os caminhos se espalham por toda a Europa e vão todos entrocar aos caminhos franceses que posteriormente se ligam aos espanhóis, com exceção das vias do Caminho Português, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte.

Esse Caminho de Santiago entrou na história há 12 séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo São Tiago, ou Santiago

Interior da Catedral
JUBILEU COMPOSTELANO

O Ano Jubilar Compostelano, também conhecido como Jubileu ou Ano Santo, é celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de Julho cujos os restos mortais se encontram na Catedral Compostelana), coincide com um DOMINGO, o que sucede habitualmente cada 6,5,6 e 11 anos. O último celebrou-se em 2004, e o atual ano é 2010, que tive a maior satisfação em ter participado e o próximo será em 2021

Esta celebração religiosa tem início da tarde do dia 31 de dezembro anterior ao ínicio do Ano Jubilar e termina no mesmo dia, um ano depois. As cerimónias que assinalam o início e o fim desta celebração são a abertura e o encerramento da Porta Santa, situada na cabeceira da catedral compostelana.

As exigências formais da Igreja para ganhar o Jubileu são muito simples: visitar a catedral de Santiago, onde se encontra o corpo de Santiago e aí rezar pelo menos uma oração. Também é exigida a confissão e comunhão no mesmo dia da peregrinação ou quinze dias antes ou depois desta, mas estes sacramentos podem ser cumpridos em qualquer lugar, e não obrigatóriamente na catedral compostelana.

Fica a dica.

Ciaao, ciaao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário